Publicidade

loading...

Proteja-se de Lesmas e Caracóis

17:30:00


Acredita-se que por mais de 300 milhões de anos as lesmas e os caracóis muito vagarosamente, andam pela Terra. São parentes dos caramujos de água doce e dos polvos, ostras e mexilhões do mar, porém as lesmas e caracóis são moluscos diferentes: têm pulmões, podendo viver assim, na terra. Azar das plantas, pois esses bichinhos adoram comer folhas e cascas de árvores, portanto é preciso deixá-los bem longe do seu jardim se você não quiser problemas com suas flores e plantas.
Antes de aprender a combater as lesmas, convém saber mais alguma coisa sobre esses inimigos, das suas plantas. Ambos são moluscos da mesma família – gastrópodes – e, grosso modo, a grande diferença entre eles é a concha dos caracóis, que as lesmas perderam ao longo de sua evolução natural. No mais, há grandes semelhanças entre um e outro: medem em média de 50 mm à 15 cm (esticados) e vivem no máximo um ano, são tão vorazes e resistentes que podem devorar folhas infestadas de fungos sem sofrer nada. São fotófobos, ou seja, tem horror à luz e ao calor, recolhendo-se durante o dia (exceto em dias frios). Para proteger seu jardim você deve procurá-los em locais úmidos e com sombra e exterminá-los um a um e no caso destes moluscos não serem combatidos à tempo, vão se fartar com seu jardim em poucos dias, já que seu apetite voraz pode causar prejuízos rápidos e irrecuperáveis. Se quiser usar um preparo químico, combata-os com bórax, que pode ser espalhado por canteiros ou vasos, não muito próximo das plantas, sempre ao anoitecer. Evite as iscas envenenadas com metaldeido que são muito eficientes, porém tóxicas e podem causar problemas para os animais domésticos. Há quem prefira atrair lesmas e caracóis sem o uso de produtos químicos e para isso espalham vários pedaços de chuchu, batata, abóbora, cascas de melancia, melão ou mamão, ao anoitecer e removem nos primeiros minutos da manhã seguinte, enquanto eles ainda estão aderidos à isca. Comenta-se também o uso de restos de cerveja para exterminá-los, não sei se funciona, mas podem atraí-los em um recipiente contendo a bebida e consequentemente afogá-los.
Seja de uma forma ou de outra, é preciso combatê-los.

Http://www.multifloranet.com.br - Floricultura Multiflora Fernandópolis
Fonte de pesquisas: Minhas Plantas/Editora Abril

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Gostei muito da matéria escrita no blog.
    Sou fã de caracóis e tenho um blog sobre o assunto.
    Gostava de publicar o texto da sua página na minha.
    http://negociosdecaracois.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links