Publicidade

loading...

Ajuga reptans

07:49:00





A ajuga além de muito utilizada como forração no paisagismo também é conhecida popularmente como planta medicinal. O grande atrativo desta planta são suas folhas ovaladas com margens dentadas com nervuras bem marcadas. De acordo com a cultivar sua cor pode variar bastante a "Purpurea", por exemplo, tem suas folhas de bronzeadas a violáceas, a "Multicolor" possui pintas coloridas e a "Variegata" tem cor verde escura, com margens de cor creme ou branca.
O atrativo de suas flores apesar de terem importância ornamental secundária, podem ser muito decorativas na Primavera, geralmente azuis ou violáceas. Surgindo em inflorescências do tipo espiga, suas flores são muito atrativas para borboletas, abelhas e mamangavas. Ocorrem ainda variedades com flores róseas, avermelhadas e brancas.
Além de ser muito plantada em vasos e jardineiras, a ajuga é uma forração muito rústica e bonita, gosta de locais frescos e ventilados, ideal para as áreas sombreadas e semi-sombreadas, onde geralmente o gramado e as flores não se adaptam muito bem.

Sua textura e cor valorizam o paisagismo e a tornam um ótimo componente para jardins de pedra.
A ajuga deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra, porém também tolera sol pleno, mas suas folhas tendem a ficar menores e com aspecto de queimado embora nesta condição suas flores são mais abundantes. Prefere solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Apesar de tolerar o frio subtropical, não tolera o calor excessivo ou o pisoteio. Por sua rusticidade geralmente se torna invasiva em algumas situações, por isso o correto é que seja plantada em canteiros com delimitadores subterrâneos.
A ajuga se multiplica por sementes, estacas e mais facilmente por divisão das mudinhas que se formam entorno da planta mãe.

No uso medicinal suas indicações são no tratamento de amigdalites, prisão de ventre, alterações cardiovasculares, inflamações articulares, pústula, hemorragias, feridas, gangrenas, úlceras, alterações do fígado e da vesícula biliar, usando todas as partes da planta.
Suas propriedades são antiinflamatória, cicatrizante, adstringente, antitérmica, sedativa, narcótica, laxativa, hemostática e diurética.
Como todo medicamento caseiro seu uso deve ter acompanhamento médico, já que sua ingestão em quantidades excessivas pode causar intoxicação.



Nome Cientifico: Ajuga reptans
Nome Popular: Ajuga, jujuba, língua-de-boi, erva-de-são-lorenço, erva-de-são-léo, consolda-média
Família: Lamiaceae
Origem: Europa e Ásia
Porte: de 5 a 10 cm de altura
Solo: fértil e úmido
Ciclo de vida: perene
Luminosidade: sombra, meia-sombra e tolera pleno sol
Flores: pouco ornamentais, na cor azul ou violácea
Multiplicação: por sementes, estacas ou divisão de mudas
Curiosidades: se não for contida pode se tornar invasiva, devido sua rusticidade e resistência




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links