Publicidade

loading...

Ocimum basilicum - A Alfavaca

18:36:00




A Ocimum basilicum é uma espécie medicinal muito conhecida no Brasil por causa de suas propriedades terapêuticas, entre elas: antiespasmódica, diurética, hipotensor e antibiótica. Ficou conhecida popularmente como Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Manjericão-de-folha-larga, Erva real, Manjericão-grande e Remédio de vaqueiro.
Pertencente a família botânica Lamiaceae, a Ocimum basilicum mede cerca de 60cm de altura, é originária da Ásia e Índia e logo se espalhou por diversas regiões do mundo.
Além de planta medicinal, a Alfavaca também é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como
temperos e, devido às suas belas flores é também muito apreciada como planta ornamental, sendo capaz de atrair ao jardim insetos polonizadores, principalmente abelhas.
A infusão das folhas e sementes da Alfavaca são utilizadas para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, halitose, queda de cabelo, tuberculose pulmonar, tosse, dores de garganta, e aftas. Quando cultivada em larga escala, é utilizada para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.
Na culinária é utilizada para o preparo de molhos, sopas, caldos de peixe, frango e para substituir o manjericão comum e o louro.
A alfavaca silvestre é uma variedade brasileira do manjericão nativo da Índia. O substantivo alfavaca deriva do árabe albahaqa, que quer dizer "cura tudo", referência às qualidades terapêuticas de todas
as variedades de manjericão.
A erva costuma crescer espontaneamente em ambientes arejados, de sol pleno e nos mais variados tipos de solo, geralmente em meio a hortas domésticas, as margens de estradas e até mesmo em terrenos baldios. Existem no Brasil duas outras espécies similares: o alfavacão ou alfavaca-cravo e a alfavaca cheiro-de-anis, que podem ter as mesmas finalidades e aplicações.
Multiplica-se facilmente por meio de sementes e ou estacas de seu ponteiro.






Nome Científico: Ocimum basilicum
Nomes Populares: Manjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande
Família: Lamiaceae
Origem: Ásia, Índia
Ciclo de Vida: Perene
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Porte: 60cm
Solo: Adapta-se aos mais diversos tipos
Luminosidade: Sol Pleno
Regas: Regulares
Multiplicação: Sementes e estacas
Curiosidades: É considerada planta sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu.

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Muito obrigada pela informação . Se bem soubéssemos , o bem que Deus deixou nas plantas , cultivaríamos mais em nosso quintal , ao invés de ficarmos nos entupindo de remédios de farmácia pra qualquer gripe que nos pega.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links